Depois das tão merecidas férias, já é hora de voltar à realidade. Se você colocou como objetivo para 2020 tirar uma excelente nota na redação do Enem e garantir sua vaga na universidade no próximo ano, agora é o momento certo de dar início à saga de preparação para a prova e de começar seus estudos de redação.
Mas, se o seu problema é não saber como e por onde começar, se liga nesta dica: comece organizando seus estudos. Antes de colocar a mão na massa, é preciso saber que um resultado satisfatório na redação do Enem requer, antes de tudo, um bom planejamento. Isso quer dizer que, ao invés de sair treinando temas diferentes por aí, é preciso traçar um plano que garanta uma boa rotina de aprendizado. Só assim você terá certeza de que estudou todos os conteúdos necessários e da forma mais produtiva possível.
Em geral, as razões para um resultado pouco eficaz em redação estão na falta de organização na hora de estudar. Veja os principais erros de quem se aventura no mundo da escrita sem antes se organizar:
Mas como você pode se livrar de cometer esses erros? Veja 10 (dez) dicas importantes de como organizar seus estudos para a redação do Enem:
Embora estejamos no início do ano e ainda o edital do Enem 2020 não tenha sido publicado, observar os cronogramas das edições anteriores nos ajuda a entender a lógica do processo. Nos últimos quatro anos, a aplicação das provas aconteceu no mês de novembro. Com base nisso, é possível se programar tendo em vista esta data limite. Mesmo que, por estarmos no início do ano, temos o tempo a nosso favor, tenha cuidado. É preciso se organizar com antecedência para não deixar tudo para a última hora.
Um importante passo antes de realmente começar a estudar é organizar sua rotina de estudos. Isso quer dizer que você precisa elencar suas principais atividades diárias e organizar seu tempo de modo a conciliá-las com seus estudos para o Enem. Desse modo, é importante que você observe seu cronograma semanal e elenque os dias e horários que serão exclusivamente dedicados a estudar. Atenção: seja realista com seu tempo. Reserve as horas em que, de fato, você estará disponível para estudar. Não se esqueça de programar intervalos e de respeitar as horas de descanso, elas também são importantes.
Depois de reservar os dias e horários de estudo, de forma geral, é hora de escolher os que serão dedicados especificamente ao estudo da redação. A redação deve ser pauta semanal de seu planejamento. Isso fará com que você crie uma rotina de escrita e se acostume cada vez mais ao formado da redação do Enem e se adapte ao tempo necessário para sua produção. Procure escolher horários em que você tenha maior disposição, tanto para a leitura quanto para a escrita. Não deixe para estudar redação quando já estiver cansado.
A prática de escrita por si só já não é nada simples. Em um ambiente movimentado e barulhento, ela pode se tornar ainda mais difícil. É por isso que estar no lugar adequado é fundamental no estudo da redação. Por isso, em seu planejamento, considere onde estudará. Procure por lugares confortáveis, com temperaturas amenas, em que não haja grande movimentação e barulho. Se esta não é a realidade da sua casa, estudar em bibliotecas pode ser uma ótima solução. Se isso não for possível e estudar em casa seja a única opção, então avalie em quais horários as condições estão mais favoráveis e concentre seus estudos neles.
Definir de qual maneira você irá estudar redação é fundamental. Isso porque cada pessoa aprende melhor de um jeito. Há quem prefira videoaulas, outros que preferem aulas presenciais, ainda quem acredite que a leitura seja seu melhor jeito de aprender. Teste as várias maneiras e elenque as que são mais produtivas para você. No entanto, atente-se para o fato de que, no estudo da redação, em particular, escrever é imprescindível. Desse modo, embora assistir videoaulas possa seu jeito favorito, praticar a produção de textos é fundamental. É a prática que leva à boa escrita.
No cronograma de estudo, é preciso considerar o tempo de pesquisa e de leitura a respeito dos diferentes temas – de cunho social, científico, cultural ou político – que podem ser cobrados na redação do Enem. Muito pouco adianta saber da estrutura do texto dissertativo-argumentativo se, por falta de conhecimento, você não tem nada a dizer sobre o tema e, por isso, não consegue nem mesmo estabelecer um ponto de vista e, muito menos, apresentar argumentos para defendê-lo. É por isso que, antes de começar a treinar a escrita, é preciso fazer leituras e pesquisas a respeito dos temas escolhidos. Lembre-se de que a escrita está amplamente ligada à leitura. Já ouviu falar que escreve bem quem lê bastante?
A pesquisa e o estudo sobre os vários temas devem ser seguidos da prática de escrita. Isso quer dizer que pegar o papel e a caneta e praticar com assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos a respeito da realidade brasileira é fundamental para seu aprendizado de redação. A boa escrita é resultado de prática. Então, faça da prática de produção de textos rotina de seus estudos.
O treino da escrita deve ser acompanhado de um feedback especializado. Se a prática da escrita é fundamental, a correção de suas produções também o é. Só assim será possível determinar se você realmente está no caminho certo. Aqui, na Folha de Redação, você encontra pacotes de correções que vão te ajudar nisso.
Se depois de ter selecionado os dias, os horários e os conteúdos de seu cronograma, observar que não seu estudo não está sendo eficiente, replaneje. Veja o que está impedindo que o cronograma seja cumprido. Modere a quantidade de coisas a fazer em cada horário. Seja realista com a quantidade e o tempo das atividades elencadas por você. Além disso, considere que imprevistos e mudanças acontecem. Então, esteja aberto para repensar e reorganizar seu plano.
Para finalizar, uma dica importante é ter compromisso com seu plano de estudo. Para ter êxito, o planejamento precisa ser seguido. Por isso, mantenha-o sempre à vista e garanta a periodicidade de seus estudos até o dia da prova. Afinal, de nada adianta começar a estudar e parar no meio do caminho, não é mesmo?
E aí?! Gostou das dicas? Então compartilhe e ajude outras pessoas a organizar os estudos de redação para o Enem 2020!
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos sobre o Enem!